Campanha quer incentivar maior sustentabilidade no trânsito

Campanha Motoristas Sustentável dá dicas de ações para os motoristas e empresas que são sustentáveis

A Campanha Motorista Sustentável, idealizada pelo jornalista e cineasta Sergio Lerrer (responsável pela 18 Cinema e Marketing), quer diminuir o impacto do trânsito no meio ambiente, principalmente na cidade de São Paulo. O objetivo é fazer os motoristas perceberem os hábitos que podem mudar para serem mais sustentáveis. Para isso, será lançado o Guia do Motorista Sustentável, apresentando empresas do setor que apresentam projetos relacionados ao meio ambiente, para que os motoristas possam fazer escolhas mais conscientes.

Para Sergio, cinco ações já podem deixar os carros mais sustentáveis. Veja as dicas:

01. O motorista deve se certificar de que os locais de descarte dos resíduos do seu como, como óleos, pneus e peças, tenham realmente como destino final a reciclagem. “É necessário se informar sobre a idoneidade dos estabelecimentos em que acontece o descarte. Essa é uma das formas de induzir o prestador de serviços ao compromisso de realmente efetuar o descarte de maneira responsável”, comenta Sergio.

02. Seja obsessivo na regulagem do carro, já que, quando funciona de maneira correta, o veículo terá a menor emissão de poluentes possível.

03. Faça sempre a manutenção preventiva. Segundo a explicação de Sergio, “é mais barata e aumenta a longevidade das peças”.

04. Opte por lava-rápidos e postos de lavagem que se comprometam com o uso econômico da água. E, quando lavar em casa, tente ao máximo possível economizar água.

05. Sempre que possível, deixe o carro em casa e caminhe, pegue uma carone ou use o transporte público. “É importante saber que andar de carro é usar espaços públicos e ter consciência da necessidade de não ser abusivo neste uso”, explica Sergio.

Capa do Guia do Motorista Sustentável, que começa a circular no dia 22 de novembro (Foto: Divulgação). Clique para aumentar.

A campanha Motorista Sustentável também fiscalizará os estabelecimentos e dará um selo para indicar aqueles que praticam ações sustentáveis, fornecendo para um consumidor mais um subsídio para a escolha.

Ainda para Sergio, é importante que as práticas sustentáveis sejam ensinadas já nas auto escolas: “Incutir novas ideias na cabeça do motorista depois de anos de prática pouco sustentável é muito difícil. O brasileiro está acostumado com a abundância e, pior, com o interesse individual. Ele dirige como gosta e quer, independentemente de estar usando adequadamente ou não o bem urbano e o espaço público, que são coletivos. Ele acredita que pode gastar os recursos naturais como bem entende e que sempre haverá formas de repô-los por um certo preço. O Brasil é um país de grandes recursos naturais, mas eles são finitos, como todos. As pessoas precisam entender isso: que precisam mudar seus hábitos, a fim de não continuar fazendo um uso predatório do meio ambiente não renovável”.

A estimativa é que a campanha entregue de 50 mil a 70 mil Guias do Motorista Sustentável em São Paulo, durante 120 dias, a partir de 22 de novembro.

Fonte: Atitude Sustentável

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s